builderall

Olá, tudo bem? Anderson Godoy por aqui pra te falar sobre um assunto que vai modificar a forma com que acessamos e os resultados que obtemos em nossas impressoras 3D. As placas de 32 bits.

Fica comigo até o final deste post que vc entenderá tudo que elas podem te proporcionar.

As placas de impressora 3D de 32 bits estão se tornando cada vez mais comuns. Com as recentes versões de firmware e os novos desenvolvimentos, elas são a nova tendência no controle de impressoras 3D.

Maior poder de processamento e a possibilidade de mais recursos, são grandes vantagens.

Veja a seguir o que cada uma das possibilidades pode lhe oferecer.

Duet Wifi

placas-de-32-bits-duet-wifi

Essas placas de impressora 3D de 32 bits geralmente executam uma ramificação específica do reprap firmware . A família Duet pode ser controlada por meio de uma interface web , mas também suporta uma tela sensível ao toque chamada PanelDue .

Todos eles têm um conector para uma placa de expansão contendo drivers de passo adicionais e circuitos de E / S - o DueX4 para o Duet 0.6 e 0.8.5 e o DueX2 e DueX5 para o Duet WiFi e o Duet Ethernet.

O firmware da família de placas Duet é de código aberto, mas a maioria dos usuários não precisa modificar o firmware, apenas trabalhando com as configurações armazenadas no cartão SD interno .

No entanto, é uma boa ideia atualizar o seu Duet para o firmware estável mais recente.

Replicape com BeagleBone Black

placas-de-32-bits-replicape

A Replicape é uma placa para impressora 3D de 32 bits, super rápida . Ela roda com um BeagleBone Black , com uma CPU de 1 GHz e duas PRUs de 200 MHz.

Ela é extremamente versátil . Controla até cinco motores de passo de 2 A, dois servos e quatro ventiladores.

A Replicape é muito silencioso . Utiliza os drivers de motor de passo TMC 2100, líderes da indústria, com um incrível baixo ruído.

A Replicape é inteligente e conectado . Interaja com sua impressora via navegador enquanto imprime simultaneamente.

Re-ARM com RAMPS 1.4

placas-de-32-bits-re-arm

A placa controladora da Re-Arm é mais poderosa e construída com um processador mais rápido, permitindo taxas de alimentação mais rápidas para sua impressora 3D.

A placa possui um slot para cartão SD para arquivos de firmware e configuração, mas também suporta um segundo cartão SD conectado via uma tela LCD para carregar o arquivo do projeto.

Ter um arquivo de configuração separado fora do firmware facilita as alterações nas configurações em relação a outras placas que exigem um novo carregamento de firmware para todas e quaisquer alterações nas configurações. A configuração é um arquivo de texto, facilitando e agilizando as alterações em um computador.

Arduino DUE com RADDS 1.5

placas-de-32-bits-radds

O RepRap Arduino- Due Driver Shield é uma placa para o Arduino de 32 bits. Embora semelhante à placa RAMPS de 8 bits, oferece muito mais poder de processamento e permite que a impressora 3D imprima mais rapidamente com maior precisão.

O ADC de 12 bits (conversor analógico para digital) foi atualizado de 10 para 12 bits. Agora, o cálculo da temperatura é feito em 4096 pontos de medida em vez de 1024. Isso fornece uma resolução de temperatura 4x melhor e melhora a precisão das leituras de temperatura.

Além de uma melhor resolução de temperatura, o novo firmware inclui um algoritmo que usa 660 pontos de medida para extrapolar os resultados. Isso eleva o RADDS a um novo nível de controle de temperatura para a impressão 3D.

Smoothieboard 4x

placas-de-32-bits-smoothieboard

As Smoothieboards são controladores de fabricação numérica projetados para executar o firmware Smoothieware de código aberto , por uma comunidade de voluntários.

Eles vêm em uma variedade de versões diferentes, com diferentes conjuntos de recursos e vantagens.

Todos os Smoothieboards foram projetados para rodar no hardware mais poderoso em sua faixa de preço no momento de sua concepção, para serem fáceis de expandir para usos novos e aventureiros, para serem fáceis de desenvolver e simples de usar para usuários normais.

O Smoothieboard v1 foi o primeiro lançado e recebeu várias atualizações.

Ele passou de um projeto experimental para um sistema amplamente utilizado e aclamado.

A placa vem em 3 versões, 3X, 4X e 5X, com diferentes conjuntos de periféricos cada.

Archim 1.0

placas-de-32-bits-archim-rambo

Esta é a Archim v1.0a. A placa Archim Rambo 1.0 é uma all-in-one.

É um design original no estilo RAMBo com o processador Atmel SAM3X8E (o mesmo que o Arduino Due) e os drivers DRV8825 em um PCB integrado. Archim é nomeado em homenagem ao matemático Archimedes. O RAMBo significa (R) epRap (A) compatível com arduino (M) other (Bo) ard.

Características principais - 5 x 1 condutores integrados / 32 microstep motor, 6 saídas totais PWM Mosfet, 4 entradas termistor, controle da corrente do motor de PWM (não há pequenos botões para ajustar), SMPS suporta a impressão hostless em tensões de alimentação de 10-24V DC, 3 trilhos de potência independentes protegidos por fusível ATC, USB nativo de velocidade total protegido por um isolador ADUM, conectores de alta qualidade.

É suportado pelo ambiente IDE do Arduino, usando o recurso de placa de URL de terceiros para facilitar o desenvolvimento do firmware.

MKS SBASE 1.3

placas-de-32-bits-archim-rambo

A MKS SBASE é uma solução eletrônica multifuncional rica em recursos para Reprap e outros dispositivos CNC.

Possui um ARM-Cortex M3 LPC1768 integrado. Suas cinco saídas de motor são alimentadas por drivers de passo DRV8825. A placa pode usar o mesmo firmware que o Ramps1.4. O MKS SBASE foi projetado para ser flexível na disponibilidade da fonte de energia do usuário, permitindo qualquer fonte de alimentação de 12V a 24V.

O MKS SBASE é adequado para fabricantes de impressoras 3D na produção em lotes sendo usado como placa de controle principal.

Em relação a Ramps1.4, ela adiciona saída de aquecimento E1. O MKS SBASE é adequado para máquinas com extrusora dupla.

Arduino DUE com RAMPS-FD (descontinuado)

placas-de-32-bits-arduino-due-com-ramps-fd

A única versão segura do Ramps-FD é o V2.A, lançado em fevereiro de 2014. As versões anteriores apresentam altos riscos de segurança que foram resolvidos pela V2.

O Arduino Due é a nova placa Arduino que está usando uma CPU ARM Cortex M3. O chip Atmel SAM3X8E usado no Due opera em 3,3V e não é compatível com 5V. Portanto, a RAMPS não funcionará com Due,que provavelmente danificará o chip.

Lerdge-X

placas-de-32-bits-lerdge-x

Entre as placas de impressora 3D Lerdge, o Lerdge-X é uma placa de controle altamente integrada projetada para as pequenas impressoras 3D, impressoras educacionais em 3D e impressoras 3D de nível básico.

A placa principal usa uma unidade de controle coretx-M4 Core de 32 bits, desempenho forte e estável, ricas em recursos. Com a tela sensível ao toque IPS LCD colorida de 3,5 polegadas, ele traz uma operação simples e suave.

A placa-mãe usa uma interface aberta, é livre para combinar com diferentes módulos de acionamento de motor (A4988, DRV88225, LV8729, TMC2100 e driver externo, etc.) para atender às diferentes necessidades dos clientes.

Panucatt Azteeg X5

placas-de-32-bits-panucatt-azteeg-x5

A Panucatt AzteegX5 mini WIFI é um controlador de movimento baseado em ARM de 32 bits para impressoras 3D, máquinas CNC e cortadores a laser.

A X5 mini é executado no firmware Smoothiewareusando ainda o poderoso chip ARM NXP LPC1769 de 32 bits e 120 MHz capaz de cálculos mais rápidos para movimentos mais rápidos e suaves, sem suar a camisa.

A configuração é mais fácil usando um arquivo de configuração baseado em texto carregado no cartão SD, sem a necessidade de fazer o upload do firmware toda vez que você faz uma alteração. Basta editar o arquivo de configuração do seu PC e reiniciar a placa com a nova configuração e pronto.

O Módulo Wifi possui sua própria página de controle da Web separada para controlar e operar a impressora remotamente. Você pode transferir arquivos diretamente para o cartão SD principal e editar o arquivo de configuração em qualquer PC, telefone ou tablet usando Wifi.

O Web Control também pode exibir vídeo ao usar uma câmera IP.

Conclusão

E agora, qual placa de 32 bits devo comprar?

Duas legais são a Replicape e a RADDS. A Replicape traz ótimos benefícios ao usar o Beagle Bone. O RADDS também é compatível com a linha UDOO SBC (mini computador), o que é muito interessante.

Mas a Duet Wifi pelo que tenho visto aqui no Brasil, tem sido uma opção popular.

Fique de olho que em breve teremos um vídeo da Terças Com Especialista onde o Denis Brandão, nos brinda com o seu vasto conhecimento no assunto.

Esta postagem foi baseado neste site.