builderall

Impressão 3D na Arquitetura

impressao-3d-na-arquitetura-01

Dereplicação de madeira até a criação de um bairro no México, a impressão 3D voltada a arquitetura tem tido avanços significativos nos últimos anos, com uma aceleração forte no ano de 2019 e tendência a crescimento exponencial já em 2020 e nos próximos 5 anos.

A impressão 3D esta cada vez mais presente da vida dos arquitetos, engenheiros e na construção como um todo, seja da concepção de uma maquete a soluções de engenharia.

Veja a seguir como os últimos meses foram agitados nesta área e tudo que o mundo da impressão 3d nos apresentou.

Recorde de ponte impressa em 3D

impressao-3d-na-arquitetura-02

Em Xangai, foi construida a maior ponte impressa em 3D do mundo (até o momento)para a passagem de pedestres.

Com 26,3 metros de comprimento foi inspirada na antiga ponte Anji em Zhaoxian, na China.

Ela foi projetada pelo professor Xu Weiguo da Universidade de Tsinghua (Escola de Arquitetura) - Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital.

Imitação de Madeira impressa em 3D

impressao-3d-na-arquitetura-03

Pesquisadores daUniversidade de Columbia, em Nova York, revelaram um método de replicar a estrutura externa e interna da madeira, usando uma impressora 3D e técnicas especializadas de digitalização. Em seu estudo ?Digital Wood: 3D Internal Color Texture Mapping?, a equipe de pesquisa descreve como um sistema de ?cores e mapeamento voxel? levou à produção de uma peça 3D, muito semelhante a madeira de oliveira, tanto no seu aspecto externo, quanto interno.

Mobiliário urbano feito com impressão 3D

impressao-3d-na-arquitetura-04

OThe New Rawlançou oZero Waste LabemThessaloniki, uma iniciativa de pesquisa em que os cidadãos gregos podem reciclar resíduos plásticos e transformá-los em móveis urbanos.

Parte do projeto Print Your City, ele utiliza um braço robótico e a reciclagem facilitando a criação de peças de mobiliário personalizadas que fecham o ciclo de resíduos de plástico. A iniciativa tem como objetivo usar produtos reciclados para redesenhar espaços públicos nas cidades.

Esculturas de concreto impressas em 3D

impressao-3d-na-arquitetura-01

Em Riom, naSuíça, A ETH Zurich revelou detalhes da obra intitulada ?Concrete Choreography?,uma instalação inaugurada recentemente.

A instalação apresentou o primeiro estágio de concreto impresso roboticamente em 3D, consistindo de colunas fabricadase impressas na altura total em 2,5 horas, cada.

Estruras impressas em 3D no Centre Pompidou

impressao-3d-na-arquitetura-05

O renomadoCentre Pompidou, em Paris, abriu suas portas para duas esculturas vivas, incorporando as formas futuras de inteligência espacial.

Como parte da exposição, intitulada ?La Fabrique du vivant?, os fundadores daEcoLogicStudioClaudia Pasquero e Marco Poletto criaram ?jardins humanos?, duas esculturas vivas impressas em 3D receptivas à vida humana e não humana.

Fachada Impressa em 3D em Munique

impressao-3d-na-arquitetura-06

Em março, o3F Studioprojetou uma fachada impressa em 3D destinada a servir como a nova entrada do Museu Deutsches emMunique, Alemanha. A startup com sede na Alemanha integrou funções como ventilação, isolamento e sombreamento na nova fachada.

Bairros construidos com impressão 3D no Texas

impressao-3d-na-arquitetura-07

Em abril, a empresa de arquiteturaOverland Partners, com sede emSan Antonio, projetou uma série de propostas para novos bairros impressos em 3D noTexas. Em parceria com a 3 Strands Neighborhoods, sem fins lucrativos, e aICON, criadora de impressoras, robótica e materiais avançados, a empresa utilizou a impressora 3D Vulcan II para revolucionar a construção de casas.