builderall

davi-mini-1-mm

A Exaddon é uma empresa criada na Universidade de Zurique e que demonstrou uma impressora 3D capaz de lidar com os trabalhos mais minúsculos, com grande nível de detalhe.

A Exaddon CERES é uma impressora 3D que despeja cobre líquido ionizado a um fluxo de apenas alguns femtolitros por segundo. O resultado é a criação de pequenas estruturas com muito poucos micrometros de altura ou largura.

Numa demonstração das capacidades da nova máquina impressora, a equipe da Exaddon criou o Tiny David, uma réplica da estátua David de Miguel Ângelo, mas que mede apenas um milímetro de altura.

O trabalho demorou cerca de 12 horas a ficar concluído e impressiona pela quantidade de detalhes a imitar o original. OTech Crunch realça que é possível perceber detalhes no cabelo e na musculatura da estátua.

A vantagem desta abordagem é que é possível criar trabalhos facilmente e a uma temperatura ambiente, sem ser necessário um processo sensível como é preciso com as técnicas avançadas de litografia.

Giorgio Ercolano, da Exaddon, explica numa mensagem publicada no blogue da empresa, que há algum trabalho prévio envolvido:

É mais do que uma cópia reduzida do David de Miguel Ângelo.

O nosso profundo conhecimento do processo de impressão levou a uma nova forma de processar um modelo tridimensional computadorizado da estátua e depois a converter essa informação em código de máquina.

Este objeto foi retirado de um ficheiro CAD de código aberto e depois enviado diretamente para a impressora.

O método de ?fatiar? permite uma nova forma de imprimir trabalhos com a CERES e o sistema de micromanufatura aditiva.

O trabalho e as conclusões da equipe foram publicados no jornal da especialidadeMicromachines.