Vibrações e Ressonância

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Vibrações e Ressonância

Olá!

Eu sou o Anderson Godoy da Filamentos 3D Brasil e neste post iremos abordar este assunto muito importante relacionado ao acabamento superficial das peças impressas. Veja a seguir…

 

vibraçoes e ressonancia

Ressonância é um padrão ondulado que pode aparecer na superfície da sua impressão devido às vibrações da impressora ou oscilações. Normalmente, você vai notar esse padrão quando a extrusora fizer uma mudança de direção repentina, como em cantos com ângulos pequenos. A inércia da extrusora pode criar vibrações quando ocorrem mudanças súbitas de direção, e essas marcas ficarão visíveis na impressão. Abaixo veremos as formas mais comuns para eliminar estes problemas

Impressão Muito Rápida

A causa mais comum para estas vibrações e ressonâncias é o fato de a impressora estar se movendo muito rápido. Quando a impressora de repente, muda de direção, estes movimentos rápidos criarão força adicional que pode causar as vibrações remanescentes. Se você sente que a sua impressora pode estar se movimentando muito rápido, tente reduzir as velocidades de impressão. Você pode precisar ajustar as configurações de velocidade dos eixos X e Y assim como as velocidades de movimentação rápida da sua impressora para resolver este problema.

Aceleração no Firmware

O firmware que comanda a eletrônica da impressora 3D tipicamente implementa controles de aceleração para ajudar a evitar mudanças de direção repentinas. As configurações de aceleração farão com que a impressora tenha um período onde ficará compreendida a aceleração e desaceleração antes de uma mudança de direção em um canto por exemplo. Esta funcionalidade é vital para prevenir as vibrações e ressonâncias. Se você souber fazer estas configurações no firmware, é muito importante que as faça, pois através de testes de aceleração, você poderá achar os melhores parâmetros para a sua impressora e conseguirá evitar estes problemas de acabamento. Falaremos em algum de nossos próximos POSTS a respeito destas configurações de aceleração, assim como nas configurações de Jerk.

Problemas Mecânicos

Caso você já tenha feito o que falamos acima e nada tenha resolvido os problemas, é possível que sua impressora esteja com alguns problemas mecânicos. Por exemplo, pode ser que haja algum parafuso solto na estrutura da sua máquina, ou até mesmo uma peça quebrada, provocando assim uma vibração excessiva. Observe a sua impressora de perto enquanto ela estiver imprimindo e tente identificar se ela não está com vibrações e de onde estão vindo estas vibrações. Observe alguns pontos em especial, com por exemplo o conjunto extrusor, se não está mal fixado, com folgas ou peças quebradas. Vale a pena também conferir o local em que a impressora está, se não está em falso, se está em um local plano. Recebemos muitos relatos sobre acabamento superficial das peças e na grande maioria das vezes os problemas de acabamento das peças está relacionado a problemas mecânicos nas impressoras. Por tanto, fique de olho nela!!!

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

Precisando de FILAMENTOS?!
COMPRE AQUI !

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Veja no próximo post…

 

Lacunas Entre as Paredes

Lacunas Entre as Paredes

Obrigado e grande abraço!

Att, Anderson Godoy | Filamentos 3D Brasil

logo_F3DB

Créditos: Este material é baseado em um material disponibilizado pelo site Simplify 3D

[impulsosocial_popup]

1 comentário


  1. Em fisica , ressonancia e a tendencia de um sistema a oscilar em maxima amplitude em certas frequencias conhecidas como frequencias ressonantes ou frequencias naturais do sistema. Nessas frequencias, ate mesmo forcas periodicas pequenas podem produzir vibracoes de grande amplitude, pois o sistema armazena energia vibracional.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *