QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ABS E PLA?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ABS E PLA?

Goste ou não, você  não pode simplesmente sair e  começar uma impressão 3D sem algum conhecimento prévio sobre filamentos. Não importa o quão impressionante a impressora 3D é, escolher o filamento errado pode fazer a sua próxima impressão parecer que saiu de uma guerra. Portanto, neste artigo, iremos abordar o básico para a impressão com os dois tipos de filamentos mais populares – ABS e PLA.

 erro em impressão 3D
Exemplo de erro em impressão 3D

O que é o filamento para impressão 3D?

  Impressoras 3D não apenas produzem modelos por si só, é necessário que algum tipo de material seja utilizado, a fim de fazer com que o modelo obtido atenda as necessidades e funcionalidades pré estabelecidas. O material em questão é chamado de filamento, e é ele o ingrediente principal na sua impressora 3D. Sua definição formal é monofilamento plástico e o mesmo é fornecido normalmente em carretéis de 1kg, podendo ser encontrado também em porções menores de 0,5 e 250 gr.

Os dois mais…

Hoje no mundo das impressoras 3D, dois são os materiais mais utilizados. Estamos falando do ABS e do PLA. Existem vários outros tipos de materiais que iremos abordar em outras oportunidades. Na sua grande maioria materiais para funções especificas. Como este mercado é muito dinâmico, neste momento mesmo algum material novo está sendo criado. Como a ideia aqui é falarmos dos mais usados, iremos nos ater na dupla dinâmica mesmo. Sendo assim, vamos ao que interessa.

ABS

Provavelmente ainda o mais utilizado dos filamentos é a acrilonitrila butadieno estireno, ou simplesmente ABS é um dos tipos mais facilmente encontrados. É utilizado para fazer uma variedade muito grande de objetos devido as suas características. Sua utilização depende de uma máquina com mesa aquecida e de um pouquinho de conhecimento, principalmente para domar um tal de “warp” (processo de encolhimento do material) o qual causa descolamento de camadas e tb da mesa. Também tem o fato de algumas pessoas não gostarem do cheiro dos gases liberados durante a impressão. ABS é definitivamente o mais barato dos dois, e é mais adequado para  usuários avançados, devido a alguns ajustes extras que se fazem necessários em sua impressora para obter as definições corretas. O fato de ser  menos frágil do que o PLA significa que as peças terão uma vida útil maior, sem preocupações futuras. Este material é provavelmente o mais antigo usado em impressoras 3D e isso se deu devido principalmente a sua facilidade geral de extrusão, maior resistência à temperatura, a sua força e o fato de ser um ótimo material para engenheiros, bem como para aplicações profissionais.

PLA

PLA, ou ácido polilático , um dos materiais mais usados entre os fãs de impressão 3D. Derivado do milho e outros amidos renováveis, este material biodegradável é ambientalmente amigável e tem cheiro levemente adocicado. PLA também é mais rígido e “pegajoso” do que ABS, por isso é menos propenso a deformação. PLA não necessariamente precisa de uma mesa aquecida, porém para a garantia de uma melhor qualidade de impressão e possível descolamento, recomenda-se o uso da mesa aquecida em temperaturas de 50-60 ° C. Em fim, PLA é um ótimo material para uso tanto doméstico como industrial. Sua aparência lustrosa, grande variedade de cores e opções diferentes de transparência fazem dele uma escolha ideal para os amadores e entusiastas de impressão.

Abaixo está uma tabela que destaca as diferenças em cada filamento.

ABS PLA
Nome Completo Acrilonitrila-butadieno-estireno Ácido poliláctico ou polilactida
Composição Petróleo Amido vegetal
Propriedades Durável Forte Ligeiramente flexível Resistente ao calor Resistente Forte
Temperatura de Extrusão 210-250 ° C 160-220 ° C
Preço Em média R$120,00 kg Em média R$150,00 o kg
Pós-processamento Fácil de lixar Fácil colar Facilmente solúvel em acetona Acabamento com acetona Pastoso para lixar Difícil colagem

  Tratamento com acetona

Foto do famoso Esquilo da esquerda para a direita, sem e com acabamento feito através de vapor de acetona.

 

Os prós e contras de ABS e PLA

Não podemos lhe dizer qual material que você deve usar, principalmente pq não sabemos qual peça irá imprimir. Mas, podemos lhe auxiliar na sua escolha, fornecendo-lhe os prós e contras de cada um. Se você realmente gosta dos  prós e pode lidar com os contras, então este filamento é a sua resposta.

ABS PLA
Pros Muito resistente e durável Mais flexível – Mais fácil trabalhar Adequado para peças de máquinas O aumento da expectativa de vida Ponto de fusão mais elevado Pode ser impresso em uma superfície fria Tem aparência mais brilhante e suave Maiores velocidade de impressão Mais rígido Mais detalhe Cores translúcidas Nem sempre necessita de mesa aquecida Cheiro adocicado
Contras Mais difícil de imprimir Necessário mesa aquecida Propenso a rachaduras se arrefecer  muito rapidamente Não é adequado para uso com alimentos Cheiro mais forte Pode deformar devido ao calor Menos resistente Mais frágil Não é adequado para uso com alimentos Ponto de fusão baixo

 Peça feita em PLA

Peça feita em PLA. Acabamento brilhoso e riqueza de detalhes

 

Quando usar cada filamento

Bom, agora já soubemos os detalhes para cada tipo e como ele faz isso, bom ou ruim em determinadas condições. Então, sabendo das informações acima, iremos ajudar, indicando os momentos em que você deve usar ABS, ou quando você deve optar pelo uso do  PLA.

ABS PLA
Quando usá-lo Se o objeto vai ser utilizado muitas vezes (como peças de ferramenta). Se o objeto precisa lidar com temperaturas superiores a 60ºC. Se você é um entusiasta de impressão 3D e gosta de imprimir tanto quanto for possível Pode ser usado em áreas ao ar livre. Perfeito para presentes e protótipos.
Quando não usá-lo Se você não tem uma mesa aquecida Se você deseja imprimir objetos grandes em um lugar onde possa haver vento ou mudanças na temperatura (rachaduras e divisão). Se o local que você usa não tem uma boa ventilação (cheiro poderá lhe incomodar ). Se você quiser fazer objetos que possam ser usados  frequentemente (Ex: muito frágil para cabos de ferramentas). Se o objeto será usado em temperaturas superiores a 60ºC (A peça poderá ficar  flácida).

 

Conclusão

Estes são apenas dois tipos de filamentos (mais usados) e seus usos na impressão 3D. Temos uma infinidade de tipos e a cada momento estão desenvolvendo novos filamentos por ai.

Espero que este conteúdo possa lhe ajudar de alguma forma. Qualquer dúvida entre em contato.

Att,

Anderson Godoy | Escola de Impressão 3D

logo-escola-de-impressao3d-branco-60x60x300px

     Créditos: http://3devo.eu/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *