Qual a Altura Máxima De Camada Na Impressão 3D ?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Qual a Altura Máxima De Camada Na Impressão 3D ?Qual a Altura Máxima Da Camada Na Impressão 3D

Olá, sou o Anderson Godoy da Escola de Impressão 3D e neste post iremos abordar um assunto simples, porém fundamental para o sucesso da sua impressão.

A ALTURA MÁXIMA DE CAMADA

Nas imagens acima temos 3 modelos e possibilidades de configurações de altura de camada de impressão. Vamos a explicação de cada um deles.

“A”

Este é o formato de camada IDEAL, pois a pressão de uma camada sobre a outra faz com que a área de contato entre elas seja maior, tornando a impressão mais compacta e resistente. O ideal é que a altura da camada não ultrapasse 80% do diâmetro do bico Ex: Se o bico tiver diâmetro de 0,5 mm a altura de camada máxima deve ser 0,5 X 0,8 = 0,4 mm Altura Máxima da Camada

“B”

Este formato de camada não dará certo devido a distância entre camadas ser maior do que o diâmetro do fio de filamento que irá sair pelo hotend (bico aquecido) e desta forma a camada ficará no ar e não pressionará a camada de baixo, não criando contato entre as mesmas e como resultado não teremos a adesão entre camadas. Resumo da obra, desastre total.

“C”

Este formato de camada apesar de estar em contato pelo quadrante do fio de filamento não é a ideal, pois como falamos no exemplo “ A” a camada deve ter no máximo 80% do diâmetro do bico e nesta imagem podemos perceber que estando a altura da camada com valor de 100% do diâmetro do bico, acabamos desrespeitando esta medida.

Neste exemplo a camada terá contato, porém o contato será muito pequeno, fazendo com que não haja pressão de uma camada sobre a outra, tornando desta forma a impressão frágil de mais.

Obrigado pela oportunidade de escrever este conteúdo para você.

Att,

Anderson Godoy | Escola de Impressão 3D

logo-escola-de-impressao3d-branco-60x60x300px

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *