Oque Fazer Quando Não Sai Material no Início da Impressão?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá !

Daremos inicio hoje em uma sequência de posts nos quais iremos listar os problemas mais comuns que ocorrem na impressão 3D, assim como suas respectivas soluções. Os tópicos abordados assim como a sequência do material apresentado é baseado em um material disponibilizado pela Simplify 3D, o qual utilizamos como base para estes artigos. Fique a vontade para compartilhar este conteúdo assim como para nos retornar suas considerações e experiências.
Vamos ao que interessa… Se estiver acontecendo isso com a sua impressão…Oque fazer?!

Não Sai Material no Início da Impressão

Não_Sai_Material_no_Início_da_Impressão

Esse problema é muito comum para os novos proprietários de impressoras 3D, mas, felizmente, também é muito fácil de resolver!

Se o seu problema é a não extrusão de material no início de sua impressão, existem quatro causas possíveis.

Vamos verificar cada uma abaixo e explicar as configurações que podem ser usadas para resolver o problema.

Não Sai Material no Início da impressão

A maioria das extrusoras tem o mau hábito de vazamento de plástico quando elas estão paradas a uma temperatura elevada. Isso ocorre porque o plástico quente dentro do bico aquecido (hotend) tende a escorrer para fora, criando assim um vazio dentro do mesmo onde o plástico estava armazenado. Isso pode ocorrer no início de uma impressão enquanto o extrusor está aquecendo e aguardando o inicio da mesma e também no final da impressão, enquanto o hotend esfria lentamente. Se o seu extrusor  perdeu um pouco de plástico neste processo,  na próxima vez que você tentar extrusar, é provável que ele irá demorar alguns segundos antes do plástico começar a sair do bico novamente. Para resolver este problema você pode se utilizar das formas a seguir.

A primeira é fazendo a extrusão de forma manual pelo LCD da máquina ou através do software de controle (Simplify, Repertier) na opção JOG, onde vc pode mandar extrusar material antes de iniciar a impressão.

A segunda é utilizando um recurso no próprio fatiador (Simplify 3D, Slic3r ou outros) chamado de Skirt ou saia. Este recurso faz com que a máquina faça algumas voltas com offset (cópia do contorno da peça) predeterminado pelo usuário. Você determina a distância que ele irá gerar estas linhas da peça e quantas linhas você quer fazer, desta forma conforme você for adquirindo experiência com a sua máquina saberá quantas linhas precisara fazer para que quando inicie o desenho da peça a extrusora já esteja liberando o plástico necessário pelo hotend.

Hotend inicia impressão muito perto da mesa

Se o hotend estiver muito próximo da mesa , não haverá espaço suficiente para o plástico ao sair da extrusora. Uma maneira fácil de reconhecer este problema é que normalmente não sai material na 1° e 2° camadas e somente na 3° ou 4° é que começa sair. Isso irá se refletir em muitas camadas ao longo do eixo Z .

Para resolver esse problema, você pode usar o comando offset no próprio G-Code .

Isso permite que você faça ajustes muito finos para a posição do eixo Z, sem necessidade de alterar o hardware. Por exemplo, se você inserir um valor de 0,05 milímetros para o eixo Z compensar no G-Code, isso vai mover  0,05 milímetros o bico mais longe da mesa de impressão. Você pode aumentar este valor em pequenos incrementos até que haja espaço suficiente entre o bico e a mesa para o plástico sair.

O Filamento patina e cava

A maioria das impressoras 3D usam um sistema extrusor baseado em sistemas com ranhuras ou dentes (parafuso extrusor, mk7, mk8). Estas ranhuras servem para agarrar no filamento permitindo assim controlar com precisão a posição do mesmo. No entanto, se você notar partes pequenas de plástico dentro da extrusora ou alguma seção com uma cava no seu filamento, então é possível que estas ranhuras estão removendo muito plástico. Quando isso acontece, o parafuso extrusor não consegue mais mover o filamento, seja para extrusão assim como para a retração do filamento. Você poderá ver em algum dos próximos posts que será sobre Filamento Patinando  para obter instruções sobre como corrigir este problema.

O hotend (bico aquecido) está entupido

Se nenhuma das sugestões acima são capazes de resolver o problema, então é provável que o hotend esteja entupido. Isto pode acontecer quando restos de plástico ficam depositados dentro do hotend principalmente por longos períodos com o hotend parado e aquecido. Isso provoca a degradação do plástico e o entupimento do hotend.

Outra causa e uma das mais comuns é a baixa dissipação de calor no corpo do hotend (ocorre mais em hotends Allmetal, os quais precisam de ventilação forçada no corpo para evitar o problema) onde o filamento começa a amolecer fora da zona de fusão desejada, ocasionando assim o entupimento ou travamento do filamento dentro do corpo do mesmo.

Obrigado pela oportunidade de escrever este conteúdo para você. Se você quiser receber nossos posts do Blog, se inscreva nesse botãozinho ai embaixo à direita ->

Caso você tenha alguma dica ou sugestão, entre em contato conosco pelo nosso email

contato@filamentos3dbrasil.com.br

WhatsApp 51 85812269

Inscreva-se AQUI para receber nossos conteúdos.

Att,

Anderson Godoy | Filamentos 3D Brasil

logo_f3db

[impulsosocial_popup]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *