Oque Fazer Quando a Impressão Não Adere Na Mesa?!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Olá!

Sou o Anderson Godoy  e neste post iremos ver oque fazer quando a impressão não quer aderir na mesa. Segue abaixo

Impressão não Adere na Mesa

impressao_nao_adere_na_mesa

É muito importante que a primeira camada de sua impressão fique muito bem fixada na mesa de modo que o restante da peça possa ser construída sobre esta “fundação”. Se a primeira camada não está aderindo a mesa, ela irá criar problemas mais tarde. Há muitas maneiras diferentes de lidar com esses problemas de adesão na primeira camada, por isso vamos ver várias causas típicas abaixo e explicar como lidar com cada uma.

Mesa Fora de Nível

A primeira coisa a se fazer, caso a mesa da sua máquina tiver para parafusos de regulagem, é nivelar a mesma certificando-se de que ela esteja nivelada. Se a mesa não estiver nivelada, um lado  pode estar muito perto do bico, enquanto o outro lado pode estar muito longe.

Alcançar uma primeira camada perfeita requer uma mesa muito bem nivelada.

No Simplify3D existe um assistente de nivelamento que irá guiá-lo através do processo de nivelamento da mesa. Você pode encontrar este assistente, vá em Ferramentas> Assistente de Nivelamento , e siga as instruções.

Hotend inicia muito longe da mesa

Uma vez que sua mesa foi bem nivelada, você ainda precisa se certificar de que o bico está começando na altura correta em relação a mesma. Seu objetivo é deixar o seu hotend a uma  distância perfeita da mesa. Nem muito longe e nem muito perto, para que haja uma boa aderência e para que o material saia sem ocasionar o problema citado anteriormente.

Para fazer esta regulagem você pode usar o comando offset no próprio G-Code .

Isso permite que você faça ajustes muito finos para a posição do eixo Z, sem necessidade de alterar o hardware. Por exemplo, se você inserir um valor de 0,05 milímetros para o eixo Z compensar no G-Code, isso vai mover  0,05 milímetros o bico mais longe da mesa de impressão. Você pode aumentar este valor em pequenos incrementos até que haja espaço suficiente entre o bico e a mesa para o plástico sair.

A primeira camada de impressão é muito rápida

Quando iniciamos uma impressão, é primordial a aderência da primeira camada, porém se a velocidade de impressão estiver muito rápida podemos ter problemas de descolamento pelo motivo de o filamento não ter tido tempo de aderir na mesa.

Para resolver este problema temos nos softwares de fatiamento como configurarmos a velocidade da primeira camada separada das demais.

Normalmente se usa entre 30 e 50% das velocidades de impressão do restante da peça. Caso você sete dentro desta porcentagem e mesmo assim esteja rápido de mais você pode alterar para velocidades menores. Neste caso o importante não é o quanto você irá ganhar em tempo na primeira camada. Lembre-se que sempre é importante construir sobre uma base sólida.

Ajustes de temperatura ou de arrefecimento

O plástico tende a diminuir de tamanho quando passa de uma temperatura alta para uma temperatura ambiente. Isso chama-se contração. Para fornecer um exemplo útil, imagine uma peça com 100 milímetros de largura sendo impressa em  ABS. Se estiver extrusando material a 230° C , o material irá arrefecer (esfriar) rapidamente depois de sair do hotend. Algumas impressoras também incluem ventiladores de refrigeração que aceleram este processo de resfriamento quando eles estão sendo usados. Se este ABS for resfriado para uma temperatura ambiente de 30 ° C, a parte larga 100 milímetros irá encolher cerca de 0,8 mm, pois a contração do material ABS é cerca de 0,8%.

Como infelizmente a mesa da sua máquina não encolhe, devido a este fato, o plástico tende a separar-se dela à medida que arrefece. Este é um fato importante para você cuidar na primeira camada. Se você perceber que a camada parece colar inicialmente, mas depois descola da mesa de impressão, é possível que as definições de temperatura e resfriamento são as culpadas.

Muitas impressoras que são destinados para imprimir materiais de alta temperatura como o ABS incluem uma mesa aquecida para ajudar a combater estes problemas. Se a cama for aquecida a uma temperatura de 110° C durante a impressão, irá manter a primeira camada aquecida, diminuindo este efeito ou deixando-o imperceptível. Portanto, se a sua impressora tem uma mesa aquecida, use-a quando for imprimir com ABS ou algum outro material de alta temperatura (Nylon, PC, etc…).

Em geral, o PLA tende a aderir bem a uma mesa aquecida entre 50 e 60° C, enquanto ABS geralmente funciona melhor entre 100-120° C.

Outro ponto importante a se levar em consideração é o uso do ventilador durante a impressão.

O ideal é nunca usá-lo durante as primeiras camadas, seja para ABS ou PLA.

No caso do ABS, o ideal é não ligá-lo nunca a não ser em peças muito pequenas, onde temos outra opção que seria fazer mais do que uma peça na mesa distantes entre si o suficiente para dar tempo de resfriamento da peça em questão. Para ABS também é recomendado o isolamento ou enclausuramento da máquina para evitar a ação de qualquer corrente de ar.

Já para o PLA, é de extrema importância o uso do ventilador a partir da segunda camada. Como o PLA é um material que tem alta fluidez e guarda o calor por mais tempo, ele consequentemente fica mole e isso provoca problemas na impressão da próxima camada. Com o ventilador ativo sobre a peça este processo de resfriamento é acelerado, trazendo o material para seu estado sólido e criando uma camada perfeita de base para a camada subsequente.

A superfície da mesa  (fita, colas e materiais)

Diferentes plásticos tendem a aderir melhor a diferentes materiais. Por este motivo, muitas impressoras incluem uma mesa feita com material especial que é otimizada para este fim. Por exemplo, várias impressoras usam uma folha BuildTak na mesa. Este material tende a fixar muito bem o PLA. Outros fabricantes optam por um uma superfície com tratamento térmico, que é o caso do vidro de borossilicato, que tende a funcionar muito bem para o ABS quando aquecido. Se você estiver imprimindo sobre estas superfícies é sempre uma boa ideia se certificar de que sua mesa está livre de poeiras, gorduras ou óleos antes de começar a impressão. A limpeza da mesa de impressão com um pouco de água ou álcool isopropílico pode fazer uma grande diferença.

Se a sua impressora não possui uma mesa especial para ajudar com a adesão, fique tranquilo, você ainda tem opções!

Felizmente, existem vários tipos de fitas adesivas que aderem bem a materiais comuns de impressão 3D. Tiras de fitas podem ser aplicadas à superfície da mesa e facilmente removidas ou substituídas, se você deseja imprimir com um material diferente. Por exemplo, PLA tende a fixar bem em fita Azul de pintura ( Blue Tape) enquanto ABS tende a ficar melhor a fita Kapton.

Outro método de fixação é através do Spray para Impressão 3D Cliever, o qual você aplica sobre o vidro tendo como resultado uma grande aderência.

Muitos usuários também têm tido grande sucesso usando cola branca ou spray fixador para cabelos. Spray de cabelo, bastões de cola, e outras substâncias adesivas tendem a funcionar muito bem. Sinta-se livre para experimentar  o que funciona melhor para você!

Quando tudo mais falhar: Brim e Raft

Às vezes você está imprimindo uma parte muito pequena onde simplesmente não tem área de contato suficiente para fixar na mesa.

Para isso existem várias opções que podem ajudar a aumentar e garantir uma boa fixação da peça à mesa. Uma dessas opções é chamado de “brim”. O Brim adiciona anéis extras ao redor do exterior da sua peça, semelhante à forma como a borda de um chapéu aumenta a circunferência do mesmo.

Outra opção é o Raft, o qual cria como se fosse uma “jangada” sob a peça proporcionando assim uma maior área de contato com a mesa e o contato direto do Raft com a peça, como ambos são do mesmo material evita a questão do descolamento.

Obrigado pela oportunidade de escrever este conteúdo para você.

Att,

Anderson Godoy | Escola de Impressão 3D

logo-escola-de-impressao3d-branco-60x60x300px

Fonte: Este material é baseado no material disponibilizado no site da Simplify 3D.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *