Linhas Externas Na Peça Impressa

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Linhas Externas Na Peça Impressa

Olá!

Eu sou o Anderson Godoy da Filamentos 3D Brasil e trago abaixo algumas das soluções para estes problemas.

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As peças impressas em 3D são compostas por dezenas, as vezes centenas de camadas sobrepostas. Se tudo estiver funcionando corretamente, estas camadas serão exibidas de forma homogênea na lateral da peça, mantendo um acabamento constante, sem linhas sobressalentes. No entanto, se algo der errado com apenas uma dessas camadas, isso será claramente visível no exterior da peça. Muitas vezes, os defeitos são cíclicos, o que significa que as linhas aparecem em um padrão de repetição (por exemplo, uma vez a cada 15 camadas). Abaixo iremos ver as possíveis causas e soluções pra isso.

Extrusão Inconsistente

A causa mais comum para este problema é de má qualidade do filamento. Se o filamento tiver muita variação de diâmetro, esta variação poderá ser notada nas paredes laterais da sua impressão. Por exemplo, se o diâmetro do filamento variar 0,1mm , a quantidade de material extrusado será maior do que o informado para o programa de fatiamento e isso pode gerar estas linhas na parte externa da sua peça. Para criar uma parede lateral perfeitamente lisa, a impressora tem que ser capaz de produzir uma extrusão muito consistente e isso requer plásticos de alta qualidade. (“Recomendamos o uso de filamentos da Filamentos 3D Brasil”)

Variação de Temperatura

A maioria das impressoras 3D utilizam um controlador PID para regular a temperatura do extrusor. Se este controlador PID não está corretamente calibrado, a temperatura do extrusor pode variar ao longo do tempo. Devido à natureza de trabalho dos controladores PID, a temperatura variará de acordo com um padrão de onda sinusoidal. À medida que a temperatura fica mais quente, o plástico pode escoar de forma diferente do que quando está frio. Isso fará com que as camadas da impressão possam ser extrusadas de forma diferente, criando sulcos visíveis nas laterais da sua impressão. Uma impressora com PID devidamente calibrado deve ser capaz de manter a temperatura de extrusão entre +/- 2 graus. Durante a sua impressão, você pode usar o painel de controle da máquina (Repertier Host, Simplify) para monitorar a temperatura da sua extrusora. Se ela estiver variando mais de 2 graus, você pode precisar recalibrar o PID. Por favor, consulte o fabricante da impressora para obter instruções exatas sobre como fazer isso.

Problemas Mecânicos

Se você sabe que o filamento é de qualidade e lhe proporciona uma impressão consistente e a variação de temperatura está dentro de no máximo 2°C, então pode haver um problema mecânico causando estas linhas e sulcos nas laterais da sua impressão. Por exemplo, se a mesa de impressão vibra ou oscila durante a impressão, isso pode causar a variação de posicionamento em relação ao bico de impressão. Isto pode fazer com que algumas camadas fiquem ligeiramente mais espessas do que outras. Estas camadas mais espessas irão produzir sulcos nas laterais da sua impressão. Outro problema comum é a barra roscada do eixo Z posicionada incorretamente ou torta. Isso pode gerar um fenômeno conhecido como Z Wobble (em breve teremos um post falando exclusivamente sobre este problema)

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

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Qualquer dúvida estamos a disposição.

Veja no próximo post…

 

Vibrações e Ressonâncias

vibraçoes e ressonancia 

Obrigado e grande abraço!

Att, Anderson Godoy | Filamentos 3D Brasil

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Créditos: Este material é baseado em um material disponibilizado pelo site Simplify 3D

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2 Comentários


  1. Estou tendo este problema, porém todas as causas citadas aparentemente fogem do meu problema, eu ja troquei a barra roscada, ja troquei as porcas, ja troquei os motores, coloquei um sistema no eixo Z anti-Wobble, a temperatura não varia mais que 1 Grau, usei três marcas diferentes de filamentos, inclusive o F3DB, bom, n sei mais o que pode ser…

    Responder

    1. Olá Jean. Já conseguiu resolver o seu problema? Caso ainda não tenha conseguido, nos mande fotos das suas impressões onde está ocorrendo o problema para ver se conseguimos lhe ajudar. Obrigado!

      Responder

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