Impressão de Peças Pequenas.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Impressão de Peças Pequenas

Olá! Eu sou o Anderson Godoy da Filamentos 3D Brasil e este é um dos últimos posts desta sequência de posts de ajuda e dicas sobre alguns problemas que podemos ter com nossas queridas impressões de cada dia! Vamos ao que interessa que seu tempo é muito valioso e você ainda tem que imprimir!

Impressão de Peças Pequenas
Impressão de Peças Pequenas

A impressora possui um hotend com um furo de tamanho fixo que permite reproduzir com precisão pequenos detalhes. Na sua grande maioria as impressoras usam hotends com furos de 0,4 mm. Citei está medida como exemplo, pois enquanto esta configuração funciona bem para a maioria das peças, você pode começar a encontrar problemas ao tentar imprimir peças muito pequenas ou detalhes muito finos que são menores do que o diâmetro do hotend. Por exemplo, se você tentar imprimir uma parede de espessura 0,2 milímetros com um bico de 0,4 milímetros, isso não será possível pois não tem como produzir com precisão uma extrusão de 0,2 milímetros a partir de um bico de 0,4 milímetros. A largura de extrusão deve ser sempre igual a ou maior do que o diâmetro do bico. Devido a isso, quando você clica em “Preparar para Imprimir” no Simplify3D por exemplo, você pode perceber que o software remove esses pequenos detalhes da pré-visualização. Esta é a maneira de lhe dizer que você não pode imprimir esses detalhes tão pequenos usando o bico atual que está configurado em sua impressora 3D. Existem várias opções que lhe permitem imprimir com êxito estas pequenas peças. Vamos ver isso logo abaixo.

Redesenhar a Peça e Corrigir as Espessuras

Esta com certeza é a opção mais óbvia, mas nem todo mundo dispõe de conhecimento técnico e software para fazer a edição no modelo 3D. Pra quem tem essa opção, seria o mais óbvio a se fazer, engrossar as partes da peça onde está mais fino do que o diâmetro do bico, depois exportar e fatiar novamente no Simplify, ou no fatiador de sua preferência e verificar se o detalhe saiu na simulação do percurso de impressão. Uma dica é sempre fazer o modelo um pouco maior do que o diâmetro do bico, por exemplo se o bico for de 0,4 fazer o desenho da peça com no mínimo 0,41 pois em alguns casos o software não reconhece as medidas iguais e “buga” ( Dá problema mesmo!) Rsss!

Instale Um Bico Com Diâmetro Menor

Em muitos casos, você não será capaz de modificar o modelo original em 3D. Seja porque alguém projetou e só lhe passou o .stl ou por ser um modelo que você baixou da internet. Neste caso, você pode considerar a compra de um segundo bico para a sua impressora 3D que lhe permita imprimir detalhes menores. Quase todas as impressoras tem bico removível, o que torna esse ajuste muito simples. Foi pensando nisso que disponibilizamos em nosso site bicos padrões com rosca M6 e furos feitos a laser nas medidas de 0,3 0,4 0,5 e 0,6. O ideal é você ter pelo menos 2 desses, pois além de práticos, nunca se sabe quando poderá ter problemas de entupimento ou coisa parecida. Outra dica para ter sempre mais do que um bico, é pra quem utiliza mais do que um material, por exemplo PLA, ABS e Flex. Nesse caso seria legal usar um bico somente para o PLA e o outro somente para ABS e Flex, ou ainda 3 bicos. Com certeza esta é uma das peças com MAIOR custo/benefício da sua impressora, pois é imprescindível para a QUALIDADE da sua impressão e custa menos de R$20,00 a unidade, podendo ser facilmente acrescentado ao seu pedido de filamentos, sem custos adicionais com frete. VEJA AQUI

Como último recurso, forçar o software para imprimir pequenos detalhes

Se você não for capaz de redesenhar o modelo 3D original, e se não tem como instalar outro bico na sua impressora, você ainda tem uma última opção. É possível forçar o software para imprimir estas pequenas partes, no entanto, é provável que isso influencie na qualidade final da sua impressão. Você pode usar como último recurso, colocar na largura de extrusão manual um diâmetro menor do que o diâmetro real do bico, por exemplo bico de 0,4 você pode colocar na largura manual 0,3. Desta forma o software ira calcular e reconhecerá detalhes de até 0,3 mm. No entanto, Como vimos acima, não é ideal fazer traços menores do que o diâmetro original do bico que está na sua impressora, devido a imperfeições e inconsistência no fluxo do material isso pode gerar defeitos e mal acabamento nas peças, sem contar que outras regiões da peça irão ficar fora da medida real devido a esta diferença de diâmetros REAL E VIRTUAL.

Obs: A melhor opção é comprar bicos e ter vários! Rssss!

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

PRECISANDO DE BICOS?!


COMPRE AQUI !

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Veja no próximo post…

 

Extrusão Inconsistente

Extrusão_Inconsistente
Extrusão_Inconsistente

Obrigado e grande abraço!

Att, Anderson Godoy | Filamentos 3D Brasil

logo_F3DB

Créditos: Este material é baseado em um material disponibilizado pelo site Simplify 3D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *