Filamento Patinando

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Filamento Patinando

Filamento_Patinando

A maioria das impressoras 3D usam um sistema com ranhuras  que agarram o filamento e prensam o mesmo contra um rolamento. Este sistema tem dentes afiados que lhe permitem agarrar o filamento e empurrá-lo para frente ou para trás, dependendo da direção que o sistema de acionamento gira. Se o filamento não se move, mas o sistema continua a girar, ele pode cavar plástico suficiente do filamento de modo que não haja mais nada de plástico para os dentes agarrarem. . Se isso está acontecendo em sua impressora, você normalmente irá ver um monte de pequenos pedaços de plástico que foram raspados do filamento. Você também irá perceber que o motor da extrusora está girando, mas o filamento não está sendo puxado para dentro do corpo da extrusora. Vamos explicar a maneira mais fácil de resolver este problema abaixo.

Aumentar a temperatura de extrusão

Se você continuar a encontrar vestígios de que o filamento está patinando, o ideal é aumentar a temperatura de impressão entre 5 e 10° C, pois isso irá gerar maior fluidez do material auxiliando a diminuir o esforço gerado para passar pelo pequeno orifício do hotend.

Impressão muito rápida

Se você continuar a encontrar raspas de filamento, mesmo após o aumento da temperatura, então a próxima coisa que você deve fazer é diminuir a velocidade de impressão. Ao fazer isso, o motor do extrusor também diminui a velocidade proporcionalmente. A rotação mais lenta do motor da extrusora pode ajudar a evitar problemas de raspagem do filamento. Você pode ajustar esta velocidade no software que controla a impressora (Simplify, Repertier Host, etc) ou através do próprio LCD da sua máquina. Se tiver imprimindo por exemplo a 80mm/s e tens o problema de patinar o filamento, pode diminuir para 60mm/s que o problema deverá parar.

Verifique se há uma obstrução do bico

Se você ainda estiver encontrando raspas de filamento mesmo após reduzir a velocidade, então é provável que o seu bico esteja parcialmente ou totalmente entupido. No próximo post, veremos a solução para este problema.

Outra observação que se deve fazer é em relação a primeira camada com bico muito próximo da mesa de impressão. Verifique se você está deixando o espaço suficiente para que a primeira camada saia com a espessura predefinida no seu fatiador, pois caso a mesma esteja muito prensada, não será possível sair o material e a pressão será tão grande que fará o filamento ser comido pelo tracionador.

Espero que o conteúdo deste post possa lhe ajudar.


No próximo post

Bico Entupido. Confira!

Bico_Entupido

Obrigado pela oportunidade de escrever este conteúdo para você.

Att,

Anderson Godoy |Escola de Impressão 3D

Fonte: Este material é baseado no material disponibilizado no site da Simplify 3D.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *