Seja Bem vindo     Phone +55 51 985822269     Siga-nos

Image Alt

Escola de Impressão 3D

  /  Super Dicas e Truques   /  Extrusão Parando No Meio da Impressão

Extrusão Parando No Meio da Impressão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá!

Depois de alguns dias ausente, devido a um novo projeto que todos saberão em breve e claro vocês em primeira mão, estou aqui novamente. Eu sou o Anderson Godoy e hoje estou passando para lhe dar algumas dicas sobre como resolver quando o material para de sair no meio da sua impressão.

Seguem abaixo essas valiosas dicas.

Extrusão Parando No Meio da Impressão

Se a sua extrusora estava trabalhando normalmente e de repente resolveu parar de sair material, tem algo errado que precisa ser verificado. A seguir veremos o que se pode fazer para resolver este problema comum, mas que causa muita dor de cabeça, principalmente em usuários que estão iniciando no mundo da impressão 3D. Caso a impressão esteja falhando já no começo, dê uma olhadinha neste post AQUI

Sem Filamento

Isto é muito óbvio, mas antes de verificar as outras questões, primeiro verifique se você ainda tem filamento no carretel e se o mesmo está chegando até o bico. Se não tiver material, acesse www.filamentos3dbrasil.com.br e adquira filamentos de alta qualidade. (rssss)

O Filamento Está Patinando

Durante a impressão, o motor da extrusora está girando constantemente tentando empurrar o filamento para que haja a extrusão. Se você tentar imprimir muito rapidamente ou você tentar extrusar muito plástico, o sistema de extrusão pode acabar “comendo” o filamento até que não haja mais plástico onde o tracionador pegar. Se o motor da extrusora está girando, mas o filamento não está se movendo, provavelmente esta é a causa. Por favor, veja este link para mais detalhes sobre como resolver este problema.

Hotend Entupido

Se nenhuma das causas mencionadas resolveram o problema, então é muito provável que o hotend esteja entupido. Se isso acontece no meio da impressão, você deve verificar e certificar-se de que o filamento esteja limpo e que não há poeira no carretel. Se tiver muita poeira no filamento, isso pode causar uma obstrução, uma vez que este material acumula-se dentro do hotend. Existem várias outras causas possíveis que podem entupir o hotend, então por favor, verifique este Post (bico-entupido-como-resolver) para mais detalhes.

Driver do Motor da Extusora Superaquecido

O motor de extrusora trabalha muito duramente durante a impressão. Ele está constantemente girando para frente e para trás, empurrando e puxando plástico. Este movimento rápido requer uma certa corrente, e se a eletrônica da impressora não tiver refrigeração suficiente, os componentes eletrônicos, principalmente o driver, com certeza iram superaquecer. Estes controladores de motor têm normalmente um ponto de desarme térmico, que vai cortar a sua ação caso o mesmo chegue a esta temperatura limite. Se isso acontecer, os motores de X e Y podem continuar a mover a impressora, porém, o motor da extrusora poderá não estar se movendo. A única maneira de resolver este problema é desligar a impressora e deixar a eletrônica refrescar. O mais indicado é ter um Fan jogando ar sobre a sua eletrônica para mantê-los sempre em uma temperatura agradável!

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

Veja no próximo post…

Infill Fraco

Infill Fraco

Obrigado e grande abraço!

Att, Anderson Godoy |Escola de Impressão 3D

Créditos: Este material é baseado em um material disponibilizado pelo site Simplify 3D

Anderson Godoy. Modelador 3D, atua na área de desenvolvimento de produtos desde 1999. Desde 2012 está no mercado de impressão 3D com a sua empresa Filamentos 3D Brasil e vem através deste blog compartilhar suas experiências e aprendizado com os amigos entusiastas.

Post a Comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×