Desalinhamento de camadas

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá!

Anderson Godoy novamente, e hoje iremos falar sobre um probleminha chato e que pode estar vindo de vários lugares, porém é um problema que irá nos ensinar muitas coisas a respeito da nossa impressora. Aproveitem o conteúdo …

Desalinhamento de camadas

desalinhamento de camadas

A maioria das impressoras 3D não tem um sistema de controle que indique o real posicionamento da cabeça de impressão. Vou citar um exemplo básico disso. Se a máquina estiver trabalhando e você esbarrar nela, pode fazer com que ocorra um deslocamento da sua impressão e mesmo assim a máquina irá continuar imprimindo. Abaixo veremos algumas destas situações que podem provocar o deslocamento de camadas na peça.

Cabeça de impressão se movendo muito rápido

Se você estiver imprimindo em uma velocidade muito alta, os motores de passo podem não dar conta do movimento e isso irá gerar a conhecida perda de passos. Se isso acontecer, o restante da impressão ficará desalinhada. Se você ver que sua impressora está se movendo muito rápido, diminua um pouco a velocidade para que ela não trabalhe no limite. Se você tem conhecimentos mais avançados, poderá também alterar os parâmetros de aceleração direto no firmware.

Problemas mecânicos ou elétricos

Se o desalinhamento das camadas continuar, mesmo depois de reduzir sua velocidade de impressão, então é provável que você tenha problemas mecânicos ou elétricos com a sua impressora. Por exemplo, a maioria das impressoras 3D utilizam correias que juntamente com os motores são responsáveis pelo movimento da cabeça de impressão. Estas correias são normalmente feitas de borracha com algum tipo de fibra interna que lhe reforça. Com o passar do tempo elas podem sofrer desgastes e folgas que por sua vez podem causar erros no posicionamento da cabeça de impressão.  Se a correia foi originalmente instalada muito apertada, isso também pode causar problemas. Uma correia apertada demais pode criar excesso de atrito nos rolamentos que o impedirão de girar. A regulagem ideal para a correia é apertado o suficiente para não deslizar, mas não tão apertado que o sistema seja incapaz de rodar. Se você começar a perceber problemas com camadas desalinhadas, você deve verificar se as correias estão com a tensão adequada, e nenhuma pareça estar muito solta ou muito apertada. 

Muitas impressoras usam polias fixadas nos eixos para sistemas de movimentação. Nestes casos as polias são fixadas com parafusos. Este é outro ponto a se cuidar, pois poderá haver o afrouxamento do parafuso que fixa a polia e desta forma o motor irá girar, porém não irá transmitir o movimento para o eixo uma vez que a polia estará frouxa.

Há também vários outros problemas elétricos comuns que podem fazer os motores perder a sua posição. Por exemplo, se não houver corrente elétrica suficiente para alimentar os motores, eles não terão força suficiente para girar. Também é possível que os componentes eletrônicos do driver de motor estejam superaquecendo. Isso  faz com que os motores parem de girar temporariamente até que os componentes eletrônicos esfriem. O ideal é sempre usar um ventilador tocando ar sobre a placa e seus componentes para refrigera-lá.

Espero que o conteúdo deste post possa lhe ajudar.

No próximo post

Separação de Camadas | Rachaduras. Confira!

Separação de Camadas_ Rachaduras

Obrigado pela oportunidade de escrever este conteúdo para você.

Att,

Anderson Godoy | Escola de Impressão 3D

escola-de-impressao-3d

Fonte: Este material é baseado no material disponibilizado no site da Simplify 3D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *