Seja Bem vindo     Phone +55 51 985822269     Siga-nos

Image Alt

Escola de Impressão 3D

  /  Super Dicas e Truques   /  Como Resolver o Problema De Falta De Plástico Na Extrusão?

Como Resolver o Problema De Falta De Plástico Na Extrusão?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá
Sou o Anderson Godoy  e hoje iremos ver como resolver ou regular o problema a seguir…

Falta de Plástico na Extrusão

falta-de-plastico-na-extrusao

Cada perfil no Simplify 3D ou em outros fatiadores inclui configurações que são usadas para determinar a quantidade de plástico que a impressora 3D deve extrusar. No entanto, como a impressora não possui nenhum sensor ou algo parecido que informe a quantidade de plástico que sai do bico, isso pode ser menor  do que o software  espera (isso é conhecido como sub-extrusão). Se isso acontecer, você pode começar a notar lacunas entre extrusões adjacentes de cada camada. A maneira mais confiável para testar se a impressora está extrusando plástico suficiente é imprimir um cubo de 20 milímetros de altura, com pelo menos 3 perímetros. Na parte superior do cubo, verifique se os perímetros estão fortemente ligados entre si ou não. Se há lacunas entre os 3 perímetros, então você tem uma  sub-extrusão. Se os 3 perímetros estão tocando e não têm quaisquer lacunas, então você provavelmente está enfrentando um problema diferente. Se você determinar que você está tendo sob-extrusão, existem várias causas possíveis para isto. Você verá mais abaixo

Diâmetro incorreto filamento

A primeira coisa a se verificar é se o diâmetro do filamento corresponde com oque está posto no software. Certifique-se de que este valor corresponde ao filamento que você adquiriu. O ideal é medir o filamento em diversos locais e fazer uma média do diâmetro do mesmo, levando em consideração as variações de diâmetro e ovalização. Para isso você deve medir em um ponto e no mesmo ponto girar o paquímetro 90° e medir novamente. Depois de medir em diversos pontos (de 10 a 20 está bom) você deve fazer a média e indicar este valor no seu fatiador.

Os valores mais comuns para o diâmetro do filamento são 1,75 milímetros e 2,85 milímetros.

Regulando o multiplicador de extrusão

Se o diâmetro do filamento está correto, mas você ainda está vendo questões menores de extrusão, então você precisa ajustar o seu multiplicador de extrusão. Essa é uma configuração muito útil que permite que você modifique facilmente a quantidade de plástico que é extrusado (também conhecido como fluxo do material). Cada extrusor pode ter sua taxa de fluxo, portando salve esta configuração  no seu fatiador. Como exemplo, se o seu multiplicador de extrusão foi de 1,0 anteriormente e você alterá-lo para 1.05, isso significa que você terá uma extrusão com 5% mais plástico do que anteriormente. É típico no PLA se usar um multiplicador de extrusão perto de 0,9 enquanto ABS tende a ter multiplicadores de extrusão mais perto de 1.0. Tente aumentar o seu multiplicador de extrusão em  5% e  em seguida, imprima novamente o cubo teste para ver se você ainda tem lacunas entre os seus perímetros. Este é um teste simples e que garante impressões de qualidade.

Espero que o conteúdo deste post possa lhe ajudar.

No próximo post

Como Configurar a Extrusão de Plástico Em Excesso?
Extrusao_De_Plastico_Em_Excesso

Obrigado pela oportunidade de escrever este conteúdo para você.

Att,

Anderson Godoy | Escola de Impressão 3D

logo-escola-de-impressao3d-branco-60x60x300px

Fonte: Este material é baseado no material disponibilizado no site da Simplify 3D.

 

Anderson Godoy. Modelador 3D, atua na área de desenvolvimento de produtos desde 1999. Desde 2012 está no mercado de impressão 3D com a sua empresa Filamentos 3D Brasil e vem através deste blog compartilhar suas experiências e aprendizado com os amigos entusiastas.

Post a Comment

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×