COMO IDENTIFICAR AS BOBINAS DO MOTOR DE PASSO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

COMO IDENTIFICAR AS BOBINAS DO MOTOR DE PASSO

Olá! Eu sou o Anderson Godoy da Escola de Impressão 3D e neste post iremos falar sobre … COMO IDENTIFICAR AS BOBINAS DO MOTOR DE PASSO.

Veja no vídeo abaixo

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/v9eFQCHH0j8″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Muitos usuários não sabem COMO IDENTIFICAR AS BOBINAS DO MOTOR DE PASSO e isso é muito importante durante a montagem de nossas impressoras 3D.

Para fazer a IDENTIFICAÇÃO DAS BOBINAS DO MOTOR DE PASSO, basta analisarmos a fiação do nosso motor de passo e com o auxílio de um multímetro podemos identificar quais fios formam as bobinas. Isso mesmo, as bobinas, pois o motor de passo que utilizamos nas impressoras 3D, que são normalmente os Nema 17, tem duas bobinas e quatro fios, 1 par para cada bobina.

A identificação das bobinas se dá pela medição que iremos fazer com o multímetro, utilizando o mesmo setado para medir a continuidade.

Como cada bobina é constituída por um par de fios, se pegarmos o par responsável pela bobina 1 por exemplo, ele irá acusar no multímetro de que ali tem continuidade e desta forma saberemos quais são os pares de fios.

Observação

Observe que nem sempre a sequência de fios que sai do motor é uma sequência que representa os pares.

Por exemplo, no motor temos o fio 1, fio 2, fio 3 e fio 4. As bobinas não são necessariamente o fio 1 com o fio 2 e o fio 3 com o fio 4.

No no nosso caso ai no vídeo por exemplo, as bobinas fiam formadas com o fio 1 fazendo par com o fio 3 e o fio 2 fazendo par com o fio 4.

Esta parte da instalação é muito importante e vai lhe auxiliar a ligar o seu motor da maneira correta.

Como alterar o sentido do motor ?

Depois de instalado se o seu motor ficar girando para o lado contrário, basta você pegar os fios de apenas uma das bobinas e inverter a ligação. Isso fará ele girar ao contrário do que estava girando anteriormente.

Você também poderá fazer isso através do firmware e isso será assunto para uma próxima aula.

***** Esta aula faz parte do CURSO MASTER DE IMPRESSÃO 3D, que será lançado em breve.*****

CLIQUE NO LINK ABAIXO E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO E COMO FAZER A SUA PRÉ INSCRIÇÃO.

PPI Curso Master Impressao 3D

Obs: Os 20 primeiros ganharão um Bônus ESPECIAL!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *