Bico Entupido… Como resolver?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá !

To sabendo que este problema que já tive de o bico da impressora entupir, pode ser um problema que você está enfrentando e eu sendo seu amigo resolvi passar aqui hoje para te dar umas dicas de como resolver isso.

 

Bico Entupido

Bico_Entupido

A impressora 3D deve derreter e expulsar muitos quilos de plástico durante a sua vida útil. Para tornar as coisas ainda mais complicadas, todo este plástico tem que sair por um furo que é tão grande quanto um grão de areia. Inevitavelmente, pode chegar um momento em que algo dá errado com este processo e a extrusora já não será capaz de empurrar plástico através deste furo. Estes congestionamentos ou obstruções são geralmente devido a alguma coisa dentro do nozzle (bico/bocal) que está bloqueando o plástico de ser estrusado livremente. Embora isso possa ser assustador na primeira vez que isso acontece, existem várias formas de solucionar este problema, as quais veremos abaixo.

Empurrar manualmente o filamento na extrusora

Uma das primeiras coisas a se fazer é empurrar manualmente o filamento na extrusora. Abra o Painel de Controle da Máquina no Simplify3D, Repertier Host, ou o que você estiver usando e coloque aquecer o hotend na temperatura adequada para o plástico que vc estiver usando. Após isso mande extrusar através do comando JOG cerca de 20 mm de material. Aproveite que o motor da extrusora estará girando e ajude com sua mão a empurrar o filamento. Em muitos casos, esta força adicional será suficiente para fazer a desobstrução e resolverá o seu problema de entupimento do bico.

Atualizar o filamento

Se o filamento ainda não está se movendo, a próxima coisa que você deve fazer é retirar o filamento. Verifique se a extrusora está na temperatura ideal e em seguida, use o painel de controle da máquina no Simplify3D, Repertier Host, ou o que você estiver usando e mande retrair o material e o retire da máquina. Como vimos anteriormente, você pode precisar aplicar alguma força adicional se o filamento não estiver se movendo. Após remover o filamento, você deve cortar a ponta que estava dentro do hotend, pois pode estar ali o problema. Em seguida coloque o filamento novamente na máquina e verifique se consegue fazer a extrusão com o mesmo.

Limpe o bico

Caso os passos anteriores não tenham gerado os resultados esperados, você terá que retirar o bico e efetuar a limpeza do mesmo. Muitos usuários têm tido sucesso aquecendo a extrusora a temperaturas mais baixas do que as usadas em seus materiais e em seguida puxando o filamento.

Ex: PLA usa-se normalmente em 190° 195°C então aqueça o hotend até cerca de 100°C e puxe o filamento, devido ao estado pastoso do material, em muitos casos ele puxa junto as sujeiras contidas no

NOZZLE ( bico/bocal)

Para cada material você deve efetuar testes para achar a temperatura ideal para fazer este processo.

Outra coisa que provoca entupimento de bico, é o uso alternado de filamentos diferentes. Ex: Usar PLA e em seguida usar ABS e logo depois colocar Wood. Neste exemplo, você coloca 195° para o PLA, ai para a impressão e coloca 240° para ABS. Isso faz com que o restante de PLA que ainda tem no bico possa ser carbonizado devido a alta temperatura 240°C que não é ideal para PLA. Ai pra completar a bagunça, você vai lá e põe Wood, que contém madeira na sua composição. Este é um cenário muito propicio para entupimento de bico.

Uma das formas de desentupir o bico é aquecendo-o no fogo e passando algum objeto por dentro dele para retirar os resíduos.

Exemplos de objetos utilizados para isso: Corda de guitarra, agulha para aplicação de insulina, entre outros.

Bico Entupido Por Falta de Refrigeração

Este é um problema muito comum entre usuários de PLA que tenham hotend all metal. A solução é simples, mas nem sempre eficiente. Os hotends all metal são conhecidos pelo seu potencial de uso com diversos materiais em temperaturas que podem chegar até os 300°C, porém no uso do PLA esta combinação Metal / Plástico pode não ser tão amigável assim. Isso deve-se ao fato de que o PLA inicia o seu amolecimento na faixa de 55°C a 60°C e o não uso do fan para resfriar o corpo do hotend, ou o uso inadequado pode fazer com que esta região fique mais quente do que isso, fazendo com que o filamento dilate e grude nas paredes internas do hotend, causando assim o travamento do mesmo e a não extrusão do filamento, ou extrusão parcial. Você pode verificar este efeito quando a sua impressão começa a ficar toda falhada, ou quando a mesma simplesmente para do nada depois de poucos minutos.

Uma solução parcial ou em alguns casos definitiva, é o uso de óleo aplicada a uma esponja, antes do filamento entrar no canal do hotend. Isso faz com que o filamento fique lubricado, não evitando a ação da temperatura, mas criando uma capa de lubrificação que faz o mesmo deslizar com maior facilidade por dentro do canal de metal.

No caso do PLA a solução definitiva e mais apropriada é o uso do PTFE na parte interna do hotend. Este material é conhecido por seu baixíssimo coeficiente de atrito. Isso o torna ideal para o uso com PLA, pois o mesmo cria uma barreira de isolamento entre o metal e o PLA, mantendo tudo na mais perfeita harmonia e proporcionando impressões de mais de 50 horas caso se faça necessário.

DICA: Tenha sempre bicos ( nozzles) reservas.

COMPRE AQUI

Bicos_Para_Hotends_All_Metal
Bico (Nozzle) Genérico com rosca M6. Serve em diversos Hotends

 Veja no próximo post…

Extrusão Parando No Meio da Impressão



Extrusão Parando No Meio da Impressão

Obrigado e grande abraço!

Att,

Anderson Godoy | Escola de Impressão 3D

logo-escola-de-impressao3d-branco-60x60x300px

Fonte: Este material é baseado no material disponibilizado no site da Simplify 3D.

 

1 comentário


  1. Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted to say superb blog!|
    [url=http://www.mercibassocosto.com/tag/anello-love-cartier-replica]imitazione cartier anelli di oro[/url]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *