Extrusão Inconsistente… Resolva Já!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Extrusão Inconsistente

Olá! Eu sou o Anderson Godoy e hoje vamos conversar a respeito de extrusão inconsistente e seus principais causadores. Confira abaixo…

Extrusão_Inconsistente
Extrusão_Inconsistente

Para a impressora construir peças de qualidade é preciso que o plástico que sai pela extrusora, saia de maneira constante e homogênea. Se a extrusão variar em diferentes partes da sua impressão, ela vai afetar a qualidade de impressão final da peça. Extrusão inconsistente geralmente pode ser identificada olhando de perto enquanto a sua impressora estiver imprimindo. Ao observar a máquina imprimindo, se você notar que uma linha reta fica cheia de ondulações, isso pode significar que você tem este problema. Abaixo você verá as causas mais comuns que geram este problema na sua impressão e como resolver.

Filamento Preso ou Enrolado

A primeira coisa a se verificar é o carretel com filamento que alimenta a sua impressora. Tenha certeza de que o carretel rode livremente e que o filamento desenrola facilmente. Se o filamento ficar emaranhado, ou o carretel não girar livremente, isto terá um impacto direto na constância da extrusão pelo hotend. Se a sua impressora tem sistema de extrusão Bowden (um tubo oco de PTFE que o filamento passa por dentro), você também deve se certificar de que o filamento passa facilmente através do tubo sem muita resistência. Se houver muita resistência no tubo, você deverá pensar em algum tipo de lubrificação ou limpeza, enfim, algo que facilite esta passagem. Bom, você entendeu né \0/  !!!  O importante é passar LIVREEEEEE!

Obs: Caso a ponta do filamento transpasse por outra volta do filamento, isso pode causar o travamento do carretel e consequentemente falha e inconsistências. Muito cuidado com este tipo de problema. O ideal é sempre cuidar a ponta do filamento para que não transpasse e caso isso ocorra, desenrole algumas voltas até achar o ponto de transpasse e bobine novamente.

Extrusora Entupida

Se o filamento não está travando no carretel e pode facilmente ser puxado para dentro da extrusora, a próxima coisa a verificar é o próprio bico. É possível que haja alguns pequenos detritos dentro do bico ou até mesmo plástico carbonizado, que acaba entupindo o bico. Uma maneira prática e fácil de se observar isso é mandando a máquina extrusar material de forma manual ( sem ela estar trabalhando). Observe o filamento saindo pelo bico e veja se está saindo de forma consistente e uniforme. Se você detectar problemas, pode se fazer necessário uma limpeza no bico. Indicamos que entre em contato com o fabricante da sua máquina para obter informações de como limpar o bico.

Altura da Camada Muito Baixa

Se o filamento está girando livremente e a extrusora não está entupida, você poderá verificar alguns ajustes no seu fatiador. Por exemplo, se você estiver configurado uma altura muito baixa no fatiador, como 0,01  0,02 o material terá muita dificuldade em sair do hotend, devido a estra prensado sobre a mesa. Verifique sempre a altura de camada e use uma camada de altura razoável para a sua impressora. O ideal seria a partir de 0,2 mm.

Largura de Extrusão Incorreta

O ideal para a largura de extrusão é sempre entre 100 e 150% do diâmetro do seu bico. Se você usar larguras de extrusão maiores que isso, poderá ter inconsistências na sua impressão. Da mesma forma se você utilizar largura de extrusão menor do que o diâmetro do seu bico, por exemplo bico de 0,4 e largura de 0,2. Uma configuração igual a esta não será capaz de lhe garantir um fluxo constante e perfeito.

Filamento de Má Qualidade.

Uma das causas mais comuns para extrusão inconstante que nós ainda não mencionados é a qualidade do filamento que você está usando. Filamento de baixa qualidade pode conter aditivos extras que impactam na consistência do plástico. Outros podem ter um diâmetro de filamento inconsistente, o que também vai fazer com que a extrusão fique inconsistente. Finalmente, muitos plásticos têm também uma tendência para se degradarem ao longo do tempo. Por exemplo, o PLA tende a absorver a humidade do ar, e ao longo do tempo, isso fará com que a qualidade de impressão se reduza. É por isso que os carretéis de filamentos incluem um dessecante na embalagem para ajudar a remover toda a umidade do carretel. Se você acha que o filamento pode ser o seu problema, utilize um carretel novo recém tirado da embalagem e veja se resolve o problema.

Obs: Nossos materiais são produzidos com controladores a laser, o que garante uma precisão abaixo dos 0,05 mm, além de todo cuidado para retirada de umidade no processo de fabricação. Também são enviados em embalagens seladas e com sílica dentro para garantir que eles fiquem secos. A partir de Agosto começamos o envio dos materiais em sacos Ziplock, para que os clientes possam sempre manter os materiais armazenados e fechados com a sílica.

Se você ainda não viu, vale a pena conferir como são feitos nossos materiais. Veja no vídeo AQUI

Problemas Mecânicos na Extrusora

Se você já verificou tudo que falei acima e ainda assim está tendo problemas com inconsistências na sua impressão, pode ser que o seu problema esteja relacionado a sua extrusora. Verifique enquanto a máquina imprimi se o parafuso extrusor está empurrando de forma constante o seu filamento. Em alguns casos, o parafuso (ou qualquer outro sistema de tração) não consegue agarrar o filamento e patina, ou os dentes podem estar gastos e não tracionam o filamento como deveriam. Isso com certeza irá gerar problemas na sua extrusão.

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

Qualquer dúvida estamos a disposição!

Créditos: Este material é baseado em um material disponibilizado pelo site Simplify 3D

3 Comentários


      1. Caro amigo tenho notado q minha impressora ao iniciar a impressão o filamento sai falhado como se fosse pequenas bolinhas e não adere na mesa aí começa e embolar ,já verifiquei a altura da mesa e está ok , poderia me ajudar?

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *