Lacunas Entre as Paredes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Lacunas Entre as Paredes

Olá, Anderson Godoy novamente!

Fazer paredes finas em impressão 3D nem sempre é fácil, por isso nesse Post iremos trazer algumas dicas a respeito deste tema. Veja a seguir…

 

Lacunas Entre as Paredes
Lacunas entre as paredes

Como a impressora 3D possui um bico de tamanho fixo, você pode encontrar problemas ao imprimir paredes muito finas que em alguns casos são somente um pouco maiores que o diâmetro do bico. Por exemplo, se você estiver tentando imprimir uma parede de espessura 1,0 milímetros com uma largura de 0,4 milímetros de extrusão, pode ser necessário fazer alguns ajustes para garantir que a sua impressora crie uma parede completamente sólida e não deixe uma lacuna entre os perímetros externos. Alguns softwares possuem várias alternativas de configurações para fazer o preenchimento destas lacunas. Vamos ver abaixo algumas das configurações abaixo.

Ajustar o Comportamento da Parede Fina

No Simplify na aba advanced, existe uma parte dedicada a configuração de paredes finas (Thin Wall Behavior). Para exibir essas configurações, clique em Process, depois vá até a aba Advanced e em seguida habilite na parte Thin Wall Behavior. O software inclui um recurso muito útil que é conhecido como “preenchimento de lacuna” e é exatamente isso que ele faz, preenche as lacunas entre as paredes finas. Para ativar essa opção, verifique se “Allow gap fill when necessary” (Permitir lacuna de preenchimento quando necessário) está marcada. Caso você perceba que ainda está ficando espaço sem preenchimento entre as paredes finas, você pode ir até a aba Infill e aumentar o Outline Overlap (porcentagem da largura de extrusão que se sobrepõem com perímetros de contorno (garante ligações de enchimento e os perímetros) se tiver por exemplo em 20% experimente aumentar e colocar 30%.

Alterando a Largura de Extrusão

Em alguns casos, poderá ser mais rápido, prático e fácil mudar a quantidade de material que sai pelo hotend. Por exemplo, se você for imprimir uma parede de espessura 1,0 milímetro, você pode obter uma impressão mais rápida e forte se o seu bico for configurado para criar uma extrusão de 0,5 mm. Isso funciona melhor para as peças que têm espessuras de parede constantes. Você pode ajustar a largura de extrusão que o software cria. Para isso basta colocar a medida de forma manual. Por exemplo, para uma peça que tenha 2mm de um lado a outro da peça, as paredes podem ficar com 0,5 e dentro irão mais duas linhas de 0,5 totalizando os 2mm. Em alguns casos você terá que “mentir” para o software e colocar uma medida menor, como por exemplo 0,49 mm. Isso se faz necessário quando o software por questões de tolerâncias de desenho acaba não calculando como deveria.

Espero que este post lhe ajude. Obrigado por poder compartilhar nossas experiências com você!

Precisando de FILAMENTOS?!
COMPRE AQUI !

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Veja no próximo post…

 

Impressão de Peças Pequenas

Impressão de Peças Pequenas
Impressão de Peças Pequenas

Obrigado e grande abraço!

Att, Anderson Godoy | Filamentos 3D Brasil

logo_F3DB

Créditos: Este material é baseado em um material disponibilizado pelo site Simplify 3D

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *